Estudo sobre vacinas contra a Covid.Bom saber.

O maior estudo sobre vacinas contra a Covid até agora encontra ligações com condições de saúde.

Vacinas que protegem contra doenças graves, morte e sintomas prolongados de Covid decorrentes de uma infecção por coronavírus foram associadas a pequenos aumentos em doenças neurológicas, sanguíneas e cardíacas no maior estudo global de segurança de vacinas até o momento.

Os eventos raros – identificados no início da pandemia – incluíram um risco maior de inflamação relacionada ao coração devido a injeções de mRNA feitas pela Pfizer Inc., BioNTech SE e Moderna Inc., e um risco aumentado de um tipo de coágulo sanguíneo no cérebro após imunização com vacinas de vetores virais , como a desenvolvida pela Universidade de Oxford e fabricada pela AstraZeneca Plc. 

As vacinas com vetores virais também foram associadas a um risco aumentado de síndrome de Guillain-Barré , um distúrbio neurológico no qual o sistema imunológico ataca erroneamente o sistema nervoso periférico.

Mais de 13,5 mil milhões de doses de vacinas contra a Covid foram administradas globalmente nos últimos três anos, salvando mais de 1 milhão de vidas só na Europa. Ainda assim, uma pequena proporção de pessoas imunizadas ficou ferida pelas injeções, alimentando o debate sobre os seus benefícios versus danos.

A nova pesquisa, da Global Vaccine Data Network, foi publicada na revista Vaccine na semana passada, com os dados disponibilizados através de painéis interativos para mostrar a metodologia e resultados específicos. 

 

Comentários