Congresso dos EUA busca aprovar projeto de lei provisório de financiamento

Congresso dos EUA busca aprovar projeto de lei provisório de financiamento

WASHINGTON (Reuters) - O Congresso dos Estados Unidos tem três dias nesta quarta-feira para evitar uma paralisação parcial do governo, já que divergências entre os dois partidos e dentro da rebelde maioria republicana na Câmara atrasam os legisladores em seu dever de financiar agências federais.

Os principais democratas e republicanos das duas câmaras saíram do que descreveram como uma intensa reunião de terça-feira com o presidente Joe Biden, prometendo evitar uma paralisação, mas sem acordo sobre como fazê-lo - seja chegando a um acordo que abranja o ano fiscal que começou em outubro , ou através da aprovação de um quarto paliativo de curto prazo.

O líder democrata do Senado, Chuck Schumer, e o presidente da Câmara dos Representantes, o republicano Mike Johnson, trocaram farpas, apesar de um acordo alcançado no mês passado sobre 1,59 biliões de dólares em gastos discricionários para o ano fiscal.

“Acreditamos que podemos chegar a um acordo sobre estas questões e evitar uma paralisação do governo. E essa é a nossa primeira responsabilidade”, disse Johnson aos jornalistas na terça-feira.

Os linha-dura da sua escassa maioria republicana têm procurado cortes nas despesas e mudanças políticas, incluindo algumas relacionadas com o aborto e a ajuda alimentar, nas leis de financiamento, que os democratas rejeitaram. O fracasso em chegar a um acordo provocará uma paralisação parcial do governo a partir de sábado.

 

 

Comentários